Muito se fala sobre os estragos que a água do mar faz aos cabelos. Mas com temperaturas tão altas é praticamente impossível resistir e não dar ao menos um mergulho. Para que você possa se refrescar sem se preocupar, convocamos o médico Marcelo Bellini – diretor da Clínica Corpo em Evidência – para falar sobre os cuidados essenciais para manter as madeixas lindas, mesmo entrando no mar todos os dias das férias.
Cabelos Ao Mar: como protegê-los?
A água do mar é rica em NaCl (cloreto de sódio), substância que abre demais as cutículas do cabelo, deixando o fio mais poroso. O resultado disso é uma perda maior de líquido na fibra capilar. Os cabelos perdem a maciez, ficam opacos e profundamente secos. Proibir o banho de mar é uma decisão muito radical, por isso, para proteger os fios é preciso:
- Tomar uma ducha de água doce de tempos em tempos e assim retirar o excesso de sal cabelos. Essa ação é necessária porque o cloreto de sódio presente na água deposita-se nos cabelos durante o período que a pessoa está praia. Este acúmulo resseca ainda mais os fios.
- Mergulhar com cabelo preso para diminuir o contato do cabelo com a água salgada.
- Usar chapéus e bonés para impedir a ação do sol sobre os cabelos (que já estão com resíduos de água salgada).
- Os cabelos com tintura necessitam de tratamento especial para que a coloração não dure menos tempo: hidratação intensiva e uso de leave-in são os cuidados essenciais. É necessário também recorrer a shampoos para cabelos tingidos que aumentam a fixação do pigmento ao fio.
- Utilizar leave-in antes de ir a praia. Durante a permanência na praia é importante tomar duchas de água doce de tempos em tempos e após essa lavagem reaplicar o leave-in.
Nenhum comentário:
Postar um comentário